Sobre Tóia Oliveira - Fotógrafa em Florianópolis

Sobre mim

A música e o universo artístico em geral sempre fizeram meu olho brilhar. O fascínio pela energia que flui dos palcos e que emana das pessoas envolvidas com a arte acabaram me levando pra esse caminho. A fotografia, então, se revelou como um instrumento para captar aquilo que sempre me acendeu e cativou. O registro dos palcos sob a ótica de uma eterna apaixonada pela arte. Em 2011, comecei a trabalhar como fotógrafa da Camerata Florianópolis. Uma grande oportunidade! Desde o começo, a orquestra optou por tornar os espetáculos mais versáteis, explorando diversos gêneros musicais, para além da música clássica. Nessa caminhada conjunta, tive o prazer de cobrir eventos Camerata in Jazz (com arranjos e direção de Luiz Gustavo Zago), o espetáculo Rock’n Camerata (com arranjos de Alberto Heller e participação da banda Brasil Papaya Instrumental), e Música Eletrônica (em parceria com o Elekfantz). Em âmbito nacional, fotografei a orquestra em shows com renomados artistas brasileiros como Lenine, Paulinho Moska e Zeca Baleiro. Um evento em particular que guardo com carinho, foi o show da orquestra com o guitarrista Steve Vai na edição 2015 do Rock in Rio. Paralelamente ao início com a Camerata, ainda em 2011, participei da cobertura da Maratona Cultural. Trata-se do maior evento multicultural de Santa Catarina. Consiste na promoção de uma série de produtos culturais, apresentados sob diversas manifestações artísticas, do teatro às artes visuais, da música às intervenções urbanas em vários pontos de Florianópolis. A partir de 2016, iniciei os trabalhos como fotógrafa da banda catarinense Dazaranha. Além de colecionar no "rolo da câmera" os momentos capturados, trago a alegria imensurável de trabalhar com aquilo que amo e com aqueles que admiro. É um trabalho que me alimenta a alma e ao mesmo tempo me desafia; a todo o tempo, tira da zona de conforto. Em 2019, saí em turnê pela Inglaterra juntamente com o Sonido Club, banda que fotografo oficialmente desde 2018, para fazer a cobertura dos shows que realizaram na International Beatleweek (principal festival sobre os Beatles no mundo), em Liverpool, e um show de encerramento em Newcastle.


Ao todo, são 11 anos de trajetória, dedicados quase com exclusividade ao setor artístico-cultural. No decorrer desse tempo, trabalhei em eventos e projetos culturais de bandas e artistas independentes de várias áreas. O que me levou a ficar cada vez mais encantada pela diversidade cultural que temos e pelos artistas incríveis e talentosos que conheci e que tive a oportunidade de trabalhar.


Além da área cultural, fiz o curso técnico de fotografia no SENAC, sou formada em Fotografia pela UNIVALI e carrego na bagagem congressos como: Wedding Brasil - Maior congresso da América Latina dedicado à fotografia e filme e TTD Brasil.

Que tal trocarmos uma ideia? Me diga o que você precisa e juntos podemos encontrar o melhor orçamento para você ou sua empresa. :)